Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cuba impede uso de Blog no país.

Na entrevista cedida à VEJA, por telefone, a escritora cubana Yoani Sánchez, 34 anos, revela as ações do governo cubano desde que Fidel Castro assumiu a liderança do país. Na entrevista, Sánchez mostra indignação perante a realidade do povo e diz: "Cuba só é reverenciada por quem nunca morou aqui.". Também conta como a medicina, uma das mais admiradas no mundo, está precária desde o fim da União Soviética. E ainda relata sobre as estatísticas que não são divulgadas, pois poderiam prejudicar a imagem do governo. Quando lhe perguntam sobre o futuro do seu filho, Sánchez desabafa: "Vivo o dilema de mãe cubana(...). Eu ficaria feliz se Teo não precisasse sair, mas creio que ele será um imigrante."
Sobre o governo, Sánchez mostra-se totalmente contra e, demonstra firmeza em relação à repressão feita contra ela e sua família. Além disso, diz que não pretende sair do país porque, prefere encarar a "realidade cubana", garante.

Fonte: veja.abril.com.br

S.O.S Saúde- Precariedade no sistema de saúde Americano

O documentário, Sicko- $.O$. de Michel Moore, busca levar aos telespectadores um outro lado da sociedade americana que não é tão bem observada nas telas de cinemas ou shows. Na verdade, existe grande desigualdade no tratamento de enfermos no país. E a qualidade é baíxissima, se comparada a outros países europeus.
O entrevistador comporta-se informalmente durante a entrevista; o canal de comunicação é face a face, o local é diversificado, as falas ocorrem em turnos, pois não há cortes nas entrevistas e também a maior parte do documentário é relatado por Michel Moore e, algumas vezes, ele aparece entrevistando pessoas de gênero, idade, classe social, cores diferentes e de países diferentes, fazendo comparações com os métodos adotados em cada governo.
O tema é específico e houve preparação prévia, pois Michel Moore mostrou conhecimento sobre o assunto e situações ocorridas com os entrevistados que, em sua maioria, pessoas com quadro de doenças graves.
As relações de entrevistador com entrevistados não era de intimidade e várias vezes o entrevistador faz inferências sobre as explicações de métodos aplicados pelo governo.
Com algumas interrupções, sobreposições, correções, o entrevistador faz o documentário bem dialogado, observando o entusiasmo e emoção em ambas as partes.
Observamos também um pouco de humor e ironia, nas maravilhas que alguns governos concedem aos seus habitantes ou em situações muito inusitadas.
O diálogo ocorre porque Michel Moore se deixa levar pelas informações novas e, então, elabora novas questões, sem ficar preso às pesquisas.
O entrevistador passa emoção e autencidade nas entrevistas quanto em suas palavras na narração; ao final, vemos identificação de Michel Moore com seus entrevistados.

Fonte: Documentário Sicko- $.o$. (2008)

O Pelourinho

Para começar, o maior cartão postal da cidade, o Elevador Lacerda, que traz a Salvador todos os anos muitos turistas, fica no centro histórico. Além de reunir igrejas e casas antigas, conta também várias histórias da Bahia.
Situado no centro da cidade, o Pelourinho é um conjunto de praças festivas e outros artistas inusitados, como é o caso de Rosinha, uma vendedora de rosas artificiais que atrai a atenção de quem visita o local, pelo jeito diferente de vender a mercadoria, contando piadas ou poemas e entretendo o público; ela já fez muitas amizades por lá e até apareceu em uma reportagem exibida pelo fantástico.
Mas, não só de festas vive o Pelourinho; mesmo sendo tombado como patrimônio histórico, nos últimos anos, o bairro sofreu com incêndios nas casas velhas, tráfico de drogas, prostituição e abandono do governo.
Contudo, o Pelourinho não deixa de atrair para ali, nas noites de festas, turistas e moradores da cidade.
Em épocas comemorativas, as ruas de pedras do bairro ficam cheias de visitantes e artistas, que dividem os locais nas casas de shows e praças do centro histórico para conversar com os amigos, dançar com o namorado ou pagar mico cantando em um dos bares de karaokê espalhados pelo local.

Minha lista de blogs