Páginas

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Jornal Correio se nega a fazer assinatura com cliente pois alega que o bairro é uma área de risco

Reinaldo Oliveira
reinaldopop@gmail.com

Bom dia a todos, como sempre falo que minha função é problematizar e, este espaço é para falar sobre vários assuntos, venho utilizar este canal para fazer um PROTESTO ao jornal Correio.

Enquanto estudante de Jornalismo e cidadão pela Constituição Federal, tenho direito ao acesso à informação.

Tentei fazer uma assinatura com o jornal Correio que, se mostrou bastante solícito e, me ofereceu uma cortesia para degustação do jornal. No entanto, na prática o jornal nunca chegou em minha casa (Saramandaia) e, diversas vezes o call center da empresa me telefonou, atualizou endereço ( sempre o mesmo) e, pedia novos prazos para a entrega.

Cansado de esperar pela degustação, telefonei para a central de assinaturas e, me informaram as condições de assinatura, valor, forma de pagamento, etc. Aproveitei a situação e pedi consulta para saber porque não recebi os exemplares de degustação e, fui informado pela atendente que a entrega não foi realizada porque o bairro é área de risco.

Para ter a certeza da impossibilidade da entrega dos exemplares, indaguei se chegaria caso eu fizesse a assinatura e, como já era de esperar a resposta foi negativa. Isto demonstra que apesar de toda a inovação no projeto gráfico e editorial do Correio, a empresa ainda tem uma visão conservadora e faz a SEGREGAÇÃO por bairros.

Que a empresa estava vendendo o jornal por R$ 0,50 eu já desconfiava que era uma estratégia de marketing. Não entendo da área mas, achei uma boa proposta pois acontece uma democratização da informação na medida em que as pessoas com menor poder aquisitivo podem ter acesso ao referido jornal. A pergunta é: e porque estas pessoas não podem fazer a assinatura? Com base em que a empresa determina qual bairro apresenta ou não perigo?

Abaixo a ditadura, abaixo a segregação e abaixo o Correio

Minha lista de blogs