Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

POLÍCIAS MILITAR E CIVIL APREENDEM MAIS DE MEIA TONELADA DE MACONHA

Na madrugada de hoje (25), em Santa Cruz de Cabrália, policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar, em operação conjunta com a Polícia Civil, além de prender Admilson Sena, Reinaldo Correia e Rosalvo Rocha da Silva, apreenderam 551Kg de maconha, 02 (duas) espingardas cal. 12, 06 (seis) espingardas cal .36, 04 (quatro) motos, 01 (um) Fiat Doblo, 01 (um) caminhão VW baú e 01 (uma) balança de precisão. Esta ação foi considerada pelas autoridades policiais como a maior apreensão de drogas da região.

A operação foi deflagrada com o objetivo de combater o tráfico na região e capturar marginais. Suspeita-se que os três homens presos nesta operação participaram do assalto ao Banco do Brasil de Belmonte e com o dinheiro roubado tenham adquirido a droga. Na sexta feira passada (20), em outra ação conjunta, foram apreendidos mais 80 kg de maconha e várias armas.

Os acusados, assim como o material apreendido, foram apresentados na delegacia local, onde lavrou-se o flagrante.

FONTE: Polícia Militar da Bahia

Taxa de desemprego diminui pelo quinto mês consecutivo

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em conjunto com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), divulga os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Salvador (PED-RMS).

Salvador sedia encontro internacional de reitores

Cerca de 200 reitores das principais universidades federais e estaduais do Brasil, além de convidados especiais de Portugal, Argentina, Uruguai, México e Canadá, iniciam hoje, quarta-feira, dia 25 de novembro, às 9h, no Hotel Pestana, em Salvador, o I Seminário Internacional do Grupo Coimbra das Universidades Brasileiras. O GCUB foi criado em 2008, em Portugal, com o objetivo de fortalecer ações acadêmicas e administrativas inspiradas em modelos praticados nas principais universidades do mundo, tendo como parâmetro a Universidade de Coimbra, onde aconteceu a primeira reunião da entidade.

Um dos enfoques do encontro será o trabalho em rede, gerando políticas compatíveis para garantir maior mobilidade acadêmica de professores, pesquisadores e estudantes entre as universidades européias e do continente americano, fortalecendo, assim, o intercâmbio e a cooperação e o processo de internacionalização da rede universitária nacional com suas contraparte estrangeiras. Outra questão importante a ser discutida está relacionada com o crescimento do uso de drogas na sociedade, incluindo a própria universidade. O assunto será debatido já nesta quarta-feira,às 18h, tendo como mediador o professor Antonio Nery, da UFBA.

Também merece destaque na programação de hoje do evento a palestra do reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos sobre “Renovação da Universidade Contemporânea”. A conferência terá como coordenador o reitor da UFBA, Naomar Almeida Filho, que é o atual presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

As mais prestigiosas universidades brasileiras da atualidade compõem o conjunto de 50 instituições fundadoras do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, compreendendo 37 Universidades Federais (incluindo as instituições mais antigas e de maior porte), 6 Universidades Estaduais (incluindo as estaduais paulistas) e 7 Universidades Comunitárias e Confessionais (incluindo as principais PUCs). O GCUB acolhe mais de um milhão de alunos matriculados na Graduação. Além disso, comporta a quase totalidade (98 %) dos programas de Pós-Graduação senso-estrito e dos Grupos de Pesquisa consolidados (94 %).

O encontro do GCUB continuará, com uma programação permanente de palestras e debates, até o dia 27 de novembro, sexta-feira, quando será encerrado com uma “procissão acadêmica”, tradicional costume das universidades européias, pouco difundido no Brasil, que contará com a participação de todos os reitores presentes ao encontro, usando roupas de gala ( ou “vestes talares”).

FONTE: Companhia de Comunicação

Minha lista de blogs