Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Carta Aberta de Repúdio à Política Cultural de Salvador

Nós, ativistas culturais, reunidos nos dias 21 e 22 de outubro de 2009, no Hotel da Bahia, participantes da terceira Conferência Municipal de Cultura de Salvador, das discussões do Eixo I – Produção Simbólica e Diversidade Cultural, vimos através desta exprimir o nosso repúdio à forma como vem sendo conduzida a política cultural no município.
É clamor geral a criação da Secretaria de Cultura do Município, bem como seus meandros, a saber, Plano Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Sistema de Cultura, que venha institucionalizar a cultura no município. Segundo o senhor Leonel Leal, chefe de gabinete do Prefeito, não há previsão de implementação da Secretaria de Cultura nem de seus desdobramentos na pauta da Prefeitura. Essa medida tem gerado atraso à primeira capital do país, uma cidade essencialmente cultural, que alardeia esteticamente sua diversidade, sem, no entanto, valorizá-la com ações práticas. Portanto estamos aqui, em forma de protesto, pedindo “Secretaria Municipal de Cultura Já!”. Só assim saberemos que a nossa cultura tem sua força reconhecida e que o poder público está assumindo seu papel de fomentador e mantenedor dessa cultura.
Em outras áreas de fundamental importância governamental as verbas são categoricamente usadas, tendo que às vezes abrir a toque de caixa subsídios extras. Daí vem o nosso principal questionamento, porque para a cultura, esse bem fundamental, ou por ora, mercadologicamente um ótimo produto, não há essa coesão no repasse das verbas? É sabido que o orçamento anual aprovado pelos vereadores para a cultura foi de 11 milhões dos quais somente 3 milhões foram repassados, como produzir cultura com menos de um terço do orçamento anual previsto? Parar o setor seria a solução? Talvez seja a melhor maneira de dizermos basta! Vamos corrigir esse déficit de repasse de recursos! Vamos colocar esses 7 milhões nas mãos de quem produz cultura no município! Que estamos cansados de ser usados e de promover uma Salvador que subsiste disso e que nada faz pra bonificar com justiça esse nosso amor pelo nosso povo e formação, pela nossa cultura!
Na segunda Conferencia foram aprovadas uma serie de propostas e até agora nenhuma foi posta em prática. Então se convoca uma nova conferencia num intervalo de dois anos e vamos continuar reivindicando as mesmas coisas que não são atendidas? Esse é o nosso mote! Estamos cansados de formular propostas de políticas culturais sem efetividade, de darmos luz a cego e virarmos estatísticas nessa ciranda desencontrada! É o momento do poder público deixar de pensar na cultura como status apenas mercadológico e passar a respeitar os que são pilares desse respeito às individualidades ancestrais, nós os ativistas da cultura. Então essa é a nossa única proposta: que sejam postas em prática todas as propostas que já foram votadas. Essa é também uma forma de respeito! É por isso que convocamos todos os participantes da III Conferência de Cultura e todos os militantes de cultura do município a unirem-se a esse movimento, assinando nosso abaixo assinado e reproduzindo esse documento-manifesto em todas suas redes sociais e midiáticas. Como dizia Chaplin: Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam e do caos nascem estrelas.”

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Policiais da 17º CIPM Prende Traficante no Bairro do Uruguai

Na tarde de hoje, por volta das 14h30min, no Bairro do Uruguai, policiais militares da 17º Companhia Independente da Polícia Militar, prendeu em flagrante ALAN SILVA SANTOS (19), por portar 195 trouxinhas de maconha. Após a prisão, o acusado foi apresentado a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, localizada nos Barris.

FONTE: POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

Minha lista de blogs