Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

EPTRAN inicia curso de libras para funcionários do Detran



“Com o objetivo de atender as pessoas com deficiência auditiva que iniciamos hoje este curso de libras em cumprimento a lei federal 8160 / 1991 que estabeleceu o símbolo internacional de surdez. O intuito é qualificar nossos profissionais para atender a este público de forma humanizada”, a afirmação do assessor técnico da diretoria geral do DETRAN-BA, Alfredo Campos, representando Maurício Botelho - diretor geral , pôde ser conferida na abertura do curso de Libras para funcionários do órgão na tarde desta segunda-feira (11).

A lei 8160/ 1991 obriga a colocação, de forma visível, do "Símbolo Internacional de Surdez" em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas portadoras de deficiência auditiva, e em todos os serviços que forem postos à sua disposição ou que possibilitem o seu uso. No entanto, o DETRAN–BA, através da Escola Pública de Trânsito (EPTRAN), além da colocação do símbolo, está oferecendo um curso de libras para funcionários do órgão.

Para a diretora da Escola Pública de Trânsito do DETRAN, Ana Cristina Regueira, este curso é apenas mais uma das ações desenvolvidas pelo órgão para facilitar o atendimento à população. “Para mim, mais do que ótimos instrutores, tecnologia e atenção, é preciso acreditar que um mundo melhor se faz através de direitos e deveres respeitados”.

O presidente da Associação Centro Cultural de Estudos e Pesquisas Linguísticas Surdos (Ceclis), Milton Bezerra Filho também participou do início das atividades. Na oportunidade e com o auxílio da intérprete, Ana Paula Melo falou emocionado do imenso prazer em participar de uma ação como esta e dos preconceitos que sofreu para conseguir dirigir.

“Na época em que aprendi as noções de trânsito, ninguém acreditava que eu fosse capaz. Com muita dedicação e esforço consegui a minha primeira carteira de habilitação, sendo que na auto-escola não havia intérprete. Estou muito feliz hoje, por perceber que tudo que fiz está valendo a pena e pelo DETRAN nos ter dado esta oportunidade”, comentou Bezerra através da linguagem dos sinais.

O curso que terá a duração de vinte dias está sendo ministrado pela tradutora Ana Paula Melo na Escola Pública de Trânsito, na sede do órgão, localizado na Avenida ACM (próximo a rodoviária), das 16 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs