Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Salvador sedia encontro internacional de reitores

Cerca de 200 reitores das principais universidades federais e estaduais do Brasil, além de convidados especiais de Portugal, Argentina, Uruguai, México e Canadá, iniciam hoje, quarta-feira, dia 25 de novembro, às 9h, no Hotel Pestana, em Salvador, o I Seminário Internacional do Grupo Coimbra das Universidades Brasileiras. O GCUB foi criado em 2008, em Portugal, com o objetivo de fortalecer ações acadêmicas e administrativas inspiradas em modelos praticados nas principais universidades do mundo, tendo como parâmetro a Universidade de Coimbra, onde aconteceu a primeira reunião da entidade.

Um dos enfoques do encontro será o trabalho em rede, gerando políticas compatíveis para garantir maior mobilidade acadêmica de professores, pesquisadores e estudantes entre as universidades européias e do continente americano, fortalecendo, assim, o intercâmbio e a cooperação e o processo de internacionalização da rede universitária nacional com suas contraparte estrangeiras. Outra questão importante a ser discutida está relacionada com o crescimento do uso de drogas na sociedade, incluindo a própria universidade. O assunto será debatido já nesta quarta-feira,às 18h, tendo como mediador o professor Antonio Nery, da UFBA.

Também merece destaque na programação de hoje do evento a palestra do reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos sobre “Renovação da Universidade Contemporânea”. A conferência terá como coordenador o reitor da UFBA, Naomar Almeida Filho, que é o atual presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

As mais prestigiosas universidades brasileiras da atualidade compõem o conjunto de 50 instituições fundadoras do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, compreendendo 37 Universidades Federais (incluindo as instituições mais antigas e de maior porte), 6 Universidades Estaduais (incluindo as estaduais paulistas) e 7 Universidades Comunitárias e Confessionais (incluindo as principais PUCs). O GCUB acolhe mais de um milhão de alunos matriculados na Graduação. Além disso, comporta a quase totalidade (98 %) dos programas de Pós-Graduação senso-estrito e dos Grupos de Pesquisa consolidados (94 %).

O encontro do GCUB continuará, com uma programação permanente de palestras e debates, até o dia 27 de novembro, sexta-feira, quando será encerrado com uma “procissão acadêmica”, tradicional costume das universidades européias, pouco difundido no Brasil, que contará com a participação de todos os reitores presentes ao encontro, usando roupas de gala ( ou “vestes talares”).

FONTE: Companhia de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs